Dica – Espinafre

Dica – Espinafre

O espinafre (Spinacia oleracea) é uma hortaliça pertencente à família das acelgas e da beterraba. Contém um alto teor de vitamina A, K e C, de folatos, sendo ainda fonte de potássio e ferro. É também rico em fibras que vão atuar a nível intestinal, regulando a sua função e contribuindo para a absorção do colesterol sanguíneo. O espinafre destaca-se devido ao elevado teor de fitonutrientes (como o caroteno), compostos com poder antioxidante que apresentam funções anti-inflamatórias e anti-cancerígenas, fortalecendo o sistema imunitário.

Possui ainda um teor elevado de luteína e zeaxantina, dois pigmentos que têm um papel ao nível da prevenção da degeneração macular associada ao envelhecimento e às cataratas.

Apesar do seu conteúdo em nitratos e nitritos, que muitas vezes subestima o valor dos espinafres, existem evidências que estes compostos em níveis controlados podem trazer benefícios do ponto de vista cardiovascular, como a melhoria da função endotelial dos vasos sanguíneos e a diminuição da pressão arterial.

Porção: 1 chávena de espinafres (90g) contém 20 kcal.

Sugestões de utilização: São uma boa opção em saladas, sumos ou tartes.

Curiosidade: Sabia que os espinafres sofrem uma menor perda de vitaminas se forem cozidos a vapor, em vez de serem cozidos em água?

Receitas:

Salada de Salmão Fumado e Espinafres com molho de Gengibre e Lima

Tomates Recheados com Ricota e Espinafres

Rolo de Carne picada com Espinafres e Queijo fresco

Siga-nos:

Partilhe este artigo