Marcações Vida Ativa
Perca peso de forma saudável com uma dieta de baixo índice glicémico sem recuperar peso.
Os hidratos de carbono ou açúcares, são os maiores responsáveis pelo fornecimento de energia.
Todos os tipos de hidratos de carbono, ao serem digeridos, transformam-se em glicose, mas os seus efeitos fisiológicos dependem da capacidade de elevar a glicemia.
Em 1981, Jenkins e cols. propuseram um novo sistema de se classificar os hidrato de carbonos através da resposta glicémica ou do índice glicémico.
Os vários alimentos que são fontes de hidratos de carbono levam a diferentes respostas glicémicas e o índice glicémico é definido a partir dessa resposta da glicose pós-prandial, em comparação a um alimento (geralmente a glicose).
99% dos estudos em humanos comprovam uma menor sensação de saciedade e uma intensificação da fome em dietas de alto índice glicémico.
As recomendações dietéticas actuais não devem apenas aconselhar a diminuir o consumo de gordura, mas na escolha do tipo de gordura e tipo de hidrato de carbono.
Com relação aos hidratos de carbonos, os muito simples e refinados devem ser evitados para que a absorção e a digestão não sejam alteradas, trazendo as consequências fisiológicas já descritas.
Os alimentos de baixo índice glicémico são mais ricos em fibras e sobretudo as fibras solúveis, favorecendo o preenchimento da cavidade gástrica, o que leva a uma maior secreção de colecistoquinina (CCK).
Sendo assim, por outra via, os alimentos de baixo índice glicémico novamente induzem a sensação de saciedade.
Com uma alimentação equilibrada pode prevenir doenças como:
- O que é? As doenças Cérebro-cardiovasculares são o conjunto de patologias que afetam o coração ou o cérebro e os vasos sanguíneos. o acidente vascular cerebral ( AVC ) é, deste tipo de patologias, a que mais mata em Portugal.
- Como prevenir: Adoção de um estilo de vida mais saudável e realização de exames periódicos.
- Prevalência em Portugal: 25000 internamento por ano
- Mortes em 2013: 2317 mortes por AVC isquémico/oclusão das artérias cerebrais
- O que é? É uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. Divide-se em Tipo1 (inevitável) e tipo 2 (prevenível)
- Como prevenir: Dieta alimentar equilibrada; Controlo rigoroso da glicémia tensão arterial e límpidos; Prática regular de exercício físico; Evitar o tabaco e bebidas e alcoólicas;
- Prevalência em Portugal: Mais de 1 Milhão de Portugueses entre os 20 e 79 anos
- Mortes em 2013: 426
- O que é? A Hipertensão arterial ocorre em todas as situações em que se constatam valores de tensão arterial aumentados. Pode manifestar-se através de tonturas, dores de cabeça ou mal-estar.
- Como prevenir: Manutenção de um peso saudável; Redução da ingestão de sal na alimentação; consumo moderado de álcool; pratica de exercício físico; Cessação do hábito de fumar
- Prevalência em Portugal: Cerca de 2 milhões
- Mortes em 2013: 426
- O que é? Cálculos ou pedras numa cavidade ou canal da vesícula biliar. O principal sintoma é a dor ou cólica biliar, bastante intensa, è mais frequente nas mulheres, acima de 40 anos. O histórico familiar, a diabetes a cirrose e a gravidez podem potenciar o surgimento de pedras.
- Como prevenir: Alimentação saudável; Prática de exercício físico; Evitar Dietas com excesso de gorduras animais ou longos períodos de jejum.
- Prevalência em Portugal: Mais de 1 Milhão de Portugueses
- Mortes em 2013: 202
- O que é? A obesidade é uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos. É um importante fator de risco para o aparecimento, desenvolvimento e agravamento de outras patologias como Diabetes, AVC , Hipertenção, cancro do colon, cancro da mama entre outros tipos de Cancro. Consulte aqui a tabela de IG.
- Como prevenir: Dieta alimentar equilibrada; Controlo rigoroso da glicémia, Tensão arterial e Lípidos; Prática regular de exercício físico; Evitar tabaco e bebidas alcoólicas.
- Prevalência em Portugal: 1 Milhão de obesos
- Mortes em 2013: 1500 Mortes por ano associadas á obesidade
Fonte Administração Central do Sistema de Saúde e Direção-Geral da Saúde
Preencha o formulário a baixo para agendar a sua primeira consulta ou avaliação gratuita. Entraremos em contacto consigo para confirmar a sua marcação.
Depois de preencher o formulário, será contactado por uma das nossas assistentes.
A Avaliação Nutricional vai permitir ao Nutricionista identificar fatores biológicos associados a problemas nutricionais. Nesse processo são avaliados clínicamente parametros pré-definidos, que fornecerão dados essenciais para a definir os objetivos nutricionais adequados a cada caso.
Durante a Avaliação Nutricional são avaliados os seguintes parametros: