Pão de mistura (centeio e trigo integral)

Pão de mistura (centeio e trigo integral)

Ingredientes:

  • 250g de farinha de centeio (2 e 1/2 canecas de 240ml)
  • 150g de farinha de trigo integral (1 e 1/2 caneca de 240ml)
  • 4,5g de fermento seco para pão
  • 1 colher de chá de sal
  • 300ml de água morna

 

Modo de preparação:

  1. Numa tigela, juntar a farinha de trigo integral, a farinha de centeio, o fermento e o sal. Misturar bem com as mãos.
  2. Aquecer 300ml de água por 10 segundos no micro-ondas. A água tem de ser apenas morna. Água quente destrói o fermento; água fria não ativa o fermento.
  3. Aos poucos adicionar água á mistura de farinhas e amassar com as mãos. Inicialmente a massa cola-se muito ás mãos, mas com o continuar de amassar ela vai-se soltando. Caso não esteja a soltar-se das mãos basta acrescentar mais água, 1 colher de sopa de cada vez.
  4. Amassar até a massa ficar bastante elástica e não colar às mãos.
  5. Fazer uma bola com a massa, tapar a tigela com um pano, e deixar descansar por 2 horas em lugar seco e quente. Ela vai dobrar de volume.
  6. Após o período de repouso, retirar a massa da tigela e colocar numa superfície polvilhada com um pouco de farinha. Ao contrário do que foi descrito anteriormente, aqui, se a massa estiver a colar muito ás mãos, colocar farinha e não água.
  7. Amassar um pouco para retirar o ar, dar a forma que desejar (bolas individuais ou uma só bola). Passar para um tabuleiro forrado a papel vegetal e tapar novamente com o pano e deixei descansar mais meia hora para que ele volte a crescer. Se desejar, antes de tapar, pode decorar os pães com sementes ou flocos de aveia.
  8. Colocar o forno a aquecer a 200ºC. Levar o pão ao forno durante 40 minutos os pães individuais e 50 o grande.
  9. Quando retirar o pão do forno, embrulhar num pano de cozinha ainda morno.

Nota: Antes de levar o pão ao forno, pode colocar um tacho ao lume com um pouco de água para ferver. Quando o forno estiver quente, colocar lá dentro o tacho com a água fervente e depois o tabuleiro com o pão. Este truque serve para o pão não rachar tanto nem secar. Estamos a dar humidade ao forno.

 

Bom apetite!!!

 

Nota: Imagem meramente ilustrativa

Partilhe este artigo


Loading...